top of page

O Duo

O “AWEN – Música Inspirada na Cultura Celta” é formado pelas musicistas Helen Isolani  e Carolina Valverde, que tem como ponto de partida o gosto pela Música Celta, Música Folk , Tradicional Irlandesa, Escocesa e afins; assim como tudo o que gira em torno desse universo: desde as sonoridades, os ritmos, as histórias por trás das canções e nossas experiências com a prática musical, o interesse pela divulgação da cultura e música celta e as tunes tocadas durante as tão conhecidas e deliciosas “Irish Sessions”,  onde os músicos se juntam em torno de uma mesa para tocarem em confraternização.

Em nosso repertório, procuramos oferecer ao público um pouco de cada nuance que a tradição deste estilo nos oferece, trabalhando com tunes, canções a capela, canções em gaélico irlandês, “humor songs”, “voz e bodhrán”, lamentos, canções com piano, além de trabalharmos com composições contemporâneas e tradicionais, envolvidas em arranjos próprios e, também, trabalho autoral, o que faz com que tenhamos uma identidade única, atual, com raízes na tradição.

As composições normalmente falam de temas relacionados à saudade da terra natal, ao amor pela natureza, aos amores muitas vezes difíceis de serem vividos, à mitologia, as guerras, as estações, entre outros temas que falam da vida e das pessoas e seus sentimentos.

Como algumas de nossas principais influências podemos citar: Loreena McKennitt, Cara Dilon, Karen Matheson, Cathie Ryan, Brian Finnegan, Martin Hayes, Julie Fowlis, Mary Black, John Doyle, Gary Moore, Capercaillie, Mary Black, Lúnasa, River Dance, Blackmore’s Nigth, Paul Brady, Michael McGoldrick, Christy Moore, Altan, Flook, The Corrs, John Joe Kelly, Sarah McQuaid, entre outras.

No ano de 2014, O “AWEN” criou, apresentou e divulgou o primeiro trabalho que foi o show “A Stór”. “A Stór” é uma expressão em gaélico irlandês que significa “meu tesouro”.

 

No ano de 2015, o Duo trabalhou no projeto “The Journey” e em abril do ano de 2015, lançou seu primeiro EP de músicas tradicionais e contemporâneas, com arranjos próprios. Além do EP, realizou shows e apresentações por Belo Horizonte.

 

O E.P. “The Journey” está sendo tocado nas rádios irlandesas. O trabalho musical tem alcançado Limerick (cidade localizada na região centro-oeste da Irlanda, província de Munster) “Limerick City Community Radio” no programa “Eclectic Celt Sunday” e Clogher, uma das cidades mais antigas da Irlanda ( localizada na Irlanda do Norte) “Clogher Valley Radio”. O Duo também foi convidado para participar do festival de música irlandesa “Johnny Doherty Festival” na cidade de Ardara, Donegal.

 

No ano de 2016, o AWEN trabalhou com composições próprias e realizou shows. O universo celta é uma grande fonte de inspiração e para colaborar com informação,  o AWEN também tem feito um trabalho de divulgação do mercado da Música Celta no Brasil entrevistando as pessoas que trabalham com este tema em diversos setores, tanto em celebrações de casamento como com produtores, compositores, arranjadores, performers e assim completando a missão de informar e formar o público de uma forma geral.

 

Os vídeos das entrevistas estão disponíveis em nossas redes sociais (www.facebook.com.br/awenduo) e no nosso canal no YouTube: www.youtube.com.br/AWENduo

 

No ano de 2017, O AWEN inicia seu projeto “Journey to Emerald” que consta de trabalho autoral, músicas tradicionais e de artistas consagrados no universo da Música Celta, além de projeto de confecção de mais um CD.

 

Dispomos de um site com todas as informações: releases, datas de apresentações, fotos, vídeos e os programas das rádios no soundcloud. Acesse: http://awencontato.wixsite.com/awen. E o endereço de nossa página no Facebook é: https://www.facebook.com/AWENmusicacelta

Helen Isolani - canto, piano e arranjos

Nascida em São Paulo, começou a estudar música (piano) desde criança. Começou a estudar canto lírico com a professora e preparadora vocal Neyde Ziviani em 2004, em Belo Horizonte. Antes de estudar canto, fez graduação em Turismo, pela UNIFOR, em Formiga, MG, formando em 2011.

 

Fez também a sua formação artística no CEFAR – Centro de Formação Artística - Palácio das Artes, BH, começando em 2005 e formando em 2009, tendo como orientação no canto, o professor Néstor Gurry. No Palácio das Artes, estudou música e dança. Em 2013, concluiu o “Bacharelado em Canto Lírico” pela UEMG – Universidade do Estado de Minas Gerais, sob a orientação da professora Elizete Xavier.

 

Através do trabalho crossover com o grupo “i Molinari camerata musici”, participou de diversos eventos, participando da turnê em Cuba, no evento “Romerías de Mayo”, na cidade de Holguín, em maio de 2012, com récitas de árias de ópera, classical crossover e música brasileira. Com o “i Molinari” realizou diversos concertos em várias cidades mineiras, em projeto patrocinado pela FIAT Automóveis. Em 2014, lançou o CD “Alchimia” uma referencia no canto Classical Crossover no Brasil.

 

Desenvolve pesquisa histórica/musicológica e musical sobre a música erudita brasileira. No ano 2013, trabalhou com a “Orquestra de Câmara do Sesiminas”, sob a regência do maestro Marco Antônio Maia Drumond, em turnê por 13 cidades mineiras, nas comemorações dos 80 anos da FIEMG. Com o pianista Santiago Vasconcelos (Duo Ayra) ministrou concertos didáticos em escolas, universidades, teatros e centros alternativos. Com a harpista Cecília Pacheco criou o recital “Sonho em Canção”sobre música de camara francesa e brasileira.   

​

Desenvolve pesquisa musicológica e histórica dentro da cultura celta desde 2003 apresentando e dirigindo o espetáculo “Sláinte!” com o grupo “The Celtic Songs”, onde participa de concertos dramático-musicais e em eventos em geral. No ano de 2014, idealizou, produziu e realizou workshop de música irlandesa e dirigiu as “sessions” em Belo Horizonte, divulgando a música irlandesa e incentivando a formação de grupos. Criou também o duo “Awen”  em parceria com a musicista Carolina Valverde (piano, canto, saxofone e Bodhrán) levando ao público a diversidade da música irlandesa com uma proposta inovadora. Com o Awen apresentou, no ano de 2014, o show “A Stór” com canções tradicionais irlandesas e escocesas e em 2015 lançaram o primeiro E.P “The Jorney” sobre a música celta. 

​

Agora em 2017, participa com o mesmo duo, de um projeto chamado "Journey to Emerald", que constará de apresentações  em Belo Horizonte e em outras cidades, assim como também da confecção de um CD.

 

É musicalizadora e professora. Como educadora musical, trabalhou em escolas de música e em escolas regulares musicalizando crianças e adultos, desenvolvendo projetos culturais-musicais. É preparadora vocal e desenvolve este trabalho nos coros de Belo Horizonte. Ministra aulas particulares de canto, percepção musical e apreciação musical dentro do núcleo “Saúde e música”.

Carolina Valverde - saxofonista, bodhráni, backing vocals e composição

Nascida em Cataguases, MG, iniciou, seus estudos de percussão em 1999, com os professores Djalma Corrêa, Emília Chamone e Daniela Rennó e em 2002, iniciou seus estudos de saxofone com os professores, Verá Pape Pape, Estevão Amaro e Leonardo Barreto, entre outros, em Belo Horizonte.

 

Em 1991, formou-se em Fisioterapia pela Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais e em 1999 fundou o EXERSER-Núcleo de Atenção Integral à Saúde do Músico, se especializando em Saúde do Músico. Em 2008, concluiu o Mestrado em música pela Universidade Federal de Minas Gerais e é professora na Escola de Música da Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) há seis anos.

 

Vem trabalhando com composição desde 2000, tendo trabalhos gravados por músicos como Luiz Enrique e Cláudia Lopes. Como saxofonista, faz parte de um trio de música brasileira e internacional com os músicos Luiz Enrique e André Jaued.
 

Como bodhráni, fez aulas com o professor Gustavo Lobão e atua com música celta no grupo musical “The Celtic Songs”, em Belo Horizonte. Com este grupo, iniciou a prática mensal das sessions irlandesas, como host, onde realiza um trabalho intenso de pesquisa sobre a Música Tradicional Irlandesa. Junto com a idealização da session, ajudou na promoção de um Workshop que abriu as sessions mineiras com a participação do músico Alex Navar.

 

É a saxofonista, bodhráni do “AWEN”, duo musical que criou juntamente com Helen Isolani, fazendo participações também como backing vocal e compositora (letras e melodias). Com o AWEN se apresentou, no ano de 2014, com o show “A Stór” com canções tradicionais irlandesas e escocesas e em 2015 e 2016, participou do projeto “The Journey”, que consta de um EP, vídeos e shows.

​

Agora em 2017, participa com o mesmo duo, de um projeto chamado "Journey to Emerald", que constará de apresentações  em Belo Horizonte e em outras cidades, assim como também da confecção de um CD.

bottom of page